Comunicado à População - 03/10/2020 03-Out

COMUNICADO

 

No seguimento do surto de Covid-19 que se tem vivido desde o dia 21 de setembro, e após estarmos na posse de toda a informação necessária ao esclarecimento da população, a Direção do Centro Social Serra do Alecrim, IPSS vem desta forma dar conhecimento acerca dos últimos acontecimentos neste contexto.

No decorrer desta semana procedemos à testagem de todos os utentes das respostas sociais de Centro de Dia (CD), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), assim como dos trabalhadores afetos às mesmas.

Relativamente aos resultados da testagem aos utentes de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, informamos que existem três idosos infetados com o vírus. Na resposta social de ERPI todos os utentes testaram negativo.

Quanto às trabalhadoras de CD e SAD, após testagem àquelas que primeiramente obtiveram resultado negativo, há agora a registar o aumento de nove para doze casos positivos, mantendo-se estas em isolamento profilático nas suas residências.

Os trabalhadores de ERPI, tal como os utentes, também testaram negativo.

Em relação aos serviços prestados, informamos que continuamos a garantir o fornecimento das refeições, mantendo-nos, no entanto, atentos a possíveis sintomas que se possam vir a manifestar nos utentes atualmente apoiados.

A situação da Creche mantém-se inalterável até ao momento.

Continuamos em constante articulação com as Autoridades, e esperamos vir a realizar novos testes nas próximas semanas, tanto aos trabalhadores como aos utentes.

Aproveitamos para agradecer ao Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira o facto de terem disponibilizado de imediato testes serológicos para despiste do vírus nos utentes e nos trabalhadores da ERPI após terem sido conhecidos os primeiros casos positivos de Covid-19.

Agradecemos ainda todo o apoio que nos tem sido prestado por parte de empresas e entidades da nossa freguesia que neste período de dificuldade nos facultaram equipamentos de proteção individual indispensáveis à continuação da prestação dos nossos serviços.

Mais informamos que sempre que se verificar essa necessidade, faremos os devidos esclarecimentos à população acerca do evoluir desta situação que se vive atualmente na Instituição.

 

Pé da Pedreira, 3 de outubro de 2020.

 

A Presidente da Direção

Isabel Maria Alves