Historial

O Centro Social Serra do Alecrim IPSS é uma associação de solidariedade social, constituída no ano de 2000, através de um grupo de cidadãos compartes do Conselho  Diretivo da Assembleia de Compartes dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira,  Barreirinhas e Murteira, tendo tido o apoio desta entidade, quer a nível financeiro,  quer através do apoio logístico e de recursos humanos.

A associação tem por objetivos estatutários o apoio a crianças e jovens e a promoção  e  proteção dos cidadãos na velhice e invalidez. Encontra-se inserida na zona dos  Baldios  de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, na freguesia de  Alcanede,  concelho de Santarém. Em 2009, alterou os seus estatutos, passando a ter âmbito nacional.

Em 2008 a associação viu aprovado o projeto de construção do Edifício de Apoio Social que incluiu Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Creche, através do programa PARES da Segurança Social.

Abriu o Edifício de Apoio Social a 7 de Novembro de 2011, com as respostas sociais de Lar de Idosos, Centro de Dia e Creche, tendo obtido os acordos com a Segurança Social para 30 idosos em Lar, 25 em Centro de Dia e 33 crianças em Creche.

A 15 de Junho de 2012 aderiu ao projeto Cantinas Sociais em parceira com o CLAS de Santarém.

Em Agosto de 2012 a capacidade do Lar aumentou para 36 idosos.

A 19 de Dezembro de 2012 iniciou o Serviço de Apoio Domiciliário, vendo aprovado o acordo de comparticipação com a Segurança Social a partir de 1 de Maio de 2013 para 8 idosos.

Em Junho de 2013 viu aprovada a candidatura ao Banco Alimentar, iniciando a distribuição a famílias carenciadas da zona.

Desde Janeiro de 2014 a instituição dispõe de um banco de ajudas técnicas e produtos de apoio.